Circuito do Café vai abordar do plantio à xícara na 7ª STA | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Circuito do Café vai abordar do plantio à xícara na 7ª STA

Os cafeicultores ligados à Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) que comparecerem à 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio (7ª Feira Coopeavi), de 15 a 18 deste mês, no Parque de Exposições de Santa Teresa (ES), viverão uma experiência inédita. O evento promoverá um Circuito do Café, abordando desde o crescimento das plantas até o preparo da bebida.
Por meio de estações e palestras técnicas, a ideia é destacar a integração da consultoria técnica com o negócio café, com enfoque também na parte de fertilizantes e defensivos, chegando ao manejo do pós-colheita por meio de terreiros suspensos, despolpa e fermentação forçada para obtenção de qualidade.
“As tecnologias a serem mostradas visam agregar valor ao produto. Teremos ainda um momento para provar a bebida e discutir mercado. Será o Circuito do Café para transferência de conhecimento aos produtores de forma lúdica e prática”, diz o gerente executivo de marketing da Coopeavi, Daniel Piazzini.
Para o gerente do Negócio Café da cooperativa, Giliarde Cardoso, as temáticas são bem atuais e focada em tendências de mercado, como os cafés fermentados. “Vamos mostrar como a fermentação pode mudar o sabor de café no sentido positivo, uma vez que o mercado passou a vê-lo de forma diferente”, destaca.
A etapa final a que os cafeicultores terão acesso será o preparo de bebidas na cafeteria da Pronova Coffee Stories, que será montada na área da Feira. Este ano, o espaço terá drinks diferenciados além do café espresso.

Cafeicultura em foco nos debates
Temas relacionados à produção de cafés estarão em evidência na programação de sexta-feira (17), que começa às 9h com a palestra “Mercado de fertilizantes e nutrição do cafeeiro”, com Vladimir Silvano. Na sequência, às 10h, o mestre em ciências da agricultura e consultor para temas de agricultura intensiva Luiz Dimenstein falará sobre manejo de fertirrigação.
De olho na terceira e quarta onda da cafeicultura, a Coopeavi reservou a parte da tarde para mais assuntos focados no setor. Às 13h, Leandro Paiva abordará o tema “Qualidade do café: a fermentação pode transformar o sabor do seu café”. Logo após, às 15h, o tema será o “Uso de substâncias húmicas e eficiência da adubação nitrogenada na agricultura”.
Já às 16h, o tema será a “Redução da mão de obra com manejo eficiente de plantas daninhas no café”, com o agrônomo Bruno Marques. Para encerrar o terceiro dia do evento, às 19h, o gerente do Negócio Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso, e o engenheiro agrônomo da IBS, Claudio Ushiwata, comandarão a palestra “Certificação Fairtrade: agregando valor à cafeicultura”.
No sábado (18), às 14h, o doutor Waylson Quartezani apresentará o resultado da pesquisa do uso de partículas manométricas na cultura do café.