Abertas inscrições para o 1º Torneio de Silagem de Milho | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Abertas inscrições para o 1º Torneio de Silagem de Milho


Estão abertas até o próximo dia 15 de março as inscrições para o 1º Torneio de Silagem de Milho Coopeavi. O concurso é voltado aos pecuaristas associados e tem como meta reduzir em 15% a sazonalidade da produção do alimento para bovinos leiteiros até 2024 dentro do grupo de produtores atendidos pela coopeativa.

Os interessados em participar devem ser cooperados fornecedores de leite para a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). Cada propriedade poderá inscrever uma amostra de silagem de milho. O valor da inscrição é R$ 50,00 por amostra.

As amostras serão coletadas por técnicos do Programa “Leite Certo” e ligados às unidades comerciais, que ficarão responsáveis pelo acompanhamento desde o plantio do milho até a colheita. As lavouras deverão ser plantadas entre os dias 1º de fevereiro de 2021 e 31 de março de 2021. A coleta deverá ser feita com no mínimo 30 dias após a ensilagem.

Serão premiados os três primeiros colocados, sendo que o vencedor ganhará uma SmarTV 55 polegadas, o 2º lugar, uma geladeira 340 litros, e o 3º lugar, uma churrasqueira. O resultado será divulgado em evento de premiação, ainda sem data confirmada.

A importância da qualidade da silagem de milho

A silagem de milho é um alimento estratégico para a produção de leite e carne no Brasil, especialmente em função da sazonalidade na produção das pastagens ocasionada pelas variações de temperatura, precipitação pluviométrica e comprimento dos dias, levando a grande déficit na disponibilidade de alimento forrageiro e perdas produtivas dentro dos rebanhos bovinos.

As forragens conservadas, como as silagens, podem apresentar grandes variações na composição em função dos procedimentos empregados na produção e conservação, além dos fenômenos bioquímicos e microbiológicos ocorridos durante o processo.

O conhecimento da composição bromatológica da silagem de milho utilizada na alimentação do rebanho é fundamental para o correto ajuste da dieta. Além disso, a composição da silagem pode fornecer informações técnicas importantes ao produtor sobre várias etapas do processo de produção, como o ponto de colheita adotado, a regulagem do maquinário utilizado na colheita do material, características da fermentação, entre outros.

Com a realização do 1º Torneio de Silagem de Milho, o gerente de Assistência Técnica Bovinos na Coopeavi, Filipe Fialho, disse esperar atingir pelo menos 700 pecuaristas das regiões central, norte e noroeste capixaba, além do leste e noroeste mineiro com a iniciativa, levando informação de qualidade gerada ao longo da competição.

“No inverno (período seco), os produtores de leite veem redução na produção pela baixa oferta de volumoso das pastagens. A captação de leite cai de 30% a 40% entre os períodos chuvoso e seco do ano. Diminuindo essa sazonalidade, queremos que nossos produtores tenham fluxo de caixa positivos ao longo do ano”, afirma Fialho.