SIC 2019: Coopeavi entre os melhores cafés do Brasil | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

SIC 2019: Coopeavi entre os melhores cafés do Brasil


Dois cafeicultores de Itarana (ES) associados à Coopeavi estão entre os produtores dos 15 melhores cafés do Brasil revelados pelo concurso “Coffee of The Year” (Melhor Café do Ano- COY 2019) na última sexta-feira (22), no encerramento da Semana Internacional do Café (SIC 2019), em Belo Horizonte. 

Giovanio Cesar Sering ficou em 3º lugar na categoria Conilon e Sivanius Kutz, na 7ª colocação na categoria Arábica. A dupla comemorou os prêmios com outros capixabas na festa que se transformou o anúncio dos vencedores na capital mineira.

Este ano, o concurso registrou número recorde de inscrições: foram recebidas 500 amostras dos produtores- no ano passado, foram 405. Destas, 180 amostras foram classificadas para a final. 

Realizada desde 2013, a Semana Internacional do Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

A Coopeavi ficou representada por 18 produtores cooperados e colaboradores do mercado de café, que viajaram para Belo Horizonte na missão organizada pelo Sebrae e OCB/ES.

A cooperativa aproveita para parabenizar o associado Leidiomar Moreira Menegueti, de Brejetuba, que conquistou o vice-campeonato no COY 2019 na categoria Arábica. Ele participou como representante do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Campeão

Ainda na quinta-feira (21) da SIC 2019, Sivanius Kutz foi o campeão da categoria Cereja Descascado no concurso “NossoCafé”, promovido pela Yara Brasil. Em sua terceira edição, o prêmio da marca de fertilizantes contemplou dez cafeicultores de todo o país em duas categorias. O cooperado ganhou troféu e prêmio em dinheiro.

A participação de Kutz no concurso da Yara teve o incentivo do técnico de campo da Coopeavi Romolo Demuner, da filial de Rio Possmoser. À frente de um excelente trabalho de campo junto aos produtores associados, Demuner indicou a Sivanius o tratamento da lavoura com os produtos da marca, o que permitiu a chance de disputar o prêmio.

Sivanius Kutz é conhecido pela alta qualidade dos grãos que produz na localidade de Alto Barra Encoberta, zona rural de Itarana. No ano passado, ele conquistou o campeonato no Prêmio Pio Corteletti, também na categoria Arábica, que é promovido entre os associados à Coopeavi. 

Em 2016, o cafeicultor de origem pomerana venceu a primeira edição do Concurso de Microlotes de Café Single Origin. Por conta disso, Kutz teve sua história contada no rótulo da embalagem de café torrado e moído de uma série limitada lançada pela cooperativa.