SIC 2019: Coopeavi tem representante para o melhor café do ano | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

SIC 2019: Coopeavi tem representante para o melhor café do ano


A Coopeavi tem um representante na disputa do “Coffee of the Year” (Melhor Café do Ano) na Semana Internacional do Café (SIC 2019), que começou ontem em Belo Horizonte. O cafeicultor Giovanio Cesar Sering, de Itarana, é um dos dez finalistas da categoria Conilon/Canéfora. O resultado será divulgado no encerramento do evento, na próxima sexta (22).

Sering é o único concorrente das Montanhas do Espírito Santo na categoria Conilon. Os classificados foram selecionados pelo júri técnico e agora concorrem ao voto popular do público presente na SIC. Os visitantes têm a oportunidade de experimentar os cafés finalistas em garrafas térmicas sem a identificação dos produtores. A votação popular vai definir os cinco vencedores em cada categoria.

Este ano o concurso registrou número recorde de inscrições: foram recebidas 500 amostras dos produtores- no ano passado, foram 405. Destas, 180 amostras foram classificadas para a final, sendo seis de cooperados da Coopeavi.

Além de Giovanio, a cooperativa ficou representada na primeira fase por José Braz Ortelan (Santa Teresa), Altamiro Lüdke e Edilson Brandt, ambos de Afonso Cláudio, na categoria Conilon; e Sivanius Kutz (Itarana) e Danilo Donnes (Santa Maria de Jetibá), na categoria Arábica.

Realizada desde 2013, a Semana Internacional do Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.