Cooperativa lança aplicativo para consultoria técnica on-line | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Cooperativa lança aplicativo para consultoria técnica on-line

Imagine um aplicativo semelhante ao WhatsApp para os produtores tirarem suas dúvidas com mais agilidade e confiabilidade na hora de tocar a lavoura? Os associados à Coopeavi já podem baixar gratuitamente o “Mão na Roça”. A ferramenta de consultoria técnica está disponível inicialmente para smartphones Android (acima da versão 5.1) com atendimento personalizado.

O lançamento da tecnologia ocorreu durante a Feira da Coopeavi (Semana Tecnológica), que começou quinta-feira (1º) e terminou no último sábado (03), em Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo. O aplicativo foi desenvolvido por meio de cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória, com objetivo de facilitar a vida do produtor de vegetais.

Para utilizar o “Mão na Roça”, basta fazer login utilizando o CPF e o código enviado para o celular via SMS. Importante: é necessário que o número do celular que está sendo utilizado esteja atualizado no banco de dados da cooperativa para o pleno funcionamento do aplicativo.

Neste tipo de atendimento, o associado pode mandar mensagens de texto, áudios, fotos e arquivos em PDF, que serão analisados por profissionais capacitados de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h às 11 horas. A ideia é garantir o menor tempo-resposta possível para o produtor desempenhar a atividade a distância.

O gerente do Núcleo de Inteligência Comercial da Coopeavi, Ivanilson Geraldo Scalzer, fez uma demonstração do uso do “Mão na Roça” com a presença do público. Ele mostrou como as dúvidas dos associados são processadas no sistema e como acontece o atendimento on-line.

“Atualmente, dos 15 mil cooperados da Coopeavi, 4.000 já são atendidos pela consultoria técnica agronômica. O ‘Mão da Roça’ vem como um canal de acesso da consultoria técnica para aqueles cooperados que não tem um técnico exclusivo. Aqueles que já contam com assistência podem utilizar o aplicativo para solicitar uma visita emergencial”, disse.

Com o “Mão na Roça”, além de sanar as dúvidas, os agricultores podem solicitar serviços como a visita direcionada. Segundo Scalzer, a ideia é a central evitar o deslocamento dos produtores até as lojas da Coopeavi, priorizando os produtos que os associados têm na propriedade e, assim, solucionar os problemas na lavoura.

O professor e coordenador de extensão do Ifes Vitória, Christian Mariani, atesta a utilidade do aplicativo para os cooperados. “Esperamos que a cooperativa nos demande sempre para a sociedade acessar as novas tecnologias. Nós estamos aqui para transformar demandas reais em soluções”, afirmou.

A cafeicultora Marcileuce Altoé, de Castelo, aprovou o “Mão na Roça”. “É muito bom, só pegar o jeito. Vai facilitar muito o nosso dia a dia”, disse.

O presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, agradeceu o apoio do Ifes e manifestou satisfação na parceria com o Instituto. “Vocês não têm noção do que esta ferramenta vai fazer no campo. O ‘Mão na Roça’ otimiza tempo, distância... É muito acessível e fácil de operar para o produtor tirar suas dúvidas”, finalizou.

“Mão na Roça”

*Aplicativo para consultoria técnica on-line exclusivo para associados

Como usar: Baixe o app pelo telefone celular do sistema Android (modelos acima da versão 5.1)

**Faça o login incluindo o número do CPF. Você receberá um código via SMS que iniciará o aplicativo automaticamente. Importante: o número do celular deve estar cadastrado na cooperativa

*Tire suas dúvidas, solicite serviços e faça contato com a central

**Funcionamento: segunda à sexta, das 7h30 às 17h30; e sábados, das 7h às 11h

A Feira

A Feira da Coopeavi atraiu cerca de 3.500 pessoas nos três dias de programação, no Parque de Exposições de Santa Teresa. O espaço contou com palestras, exposição de produtos da cooperativa e de marcas parceiras, Espaço Kids, cafeteria Pronova, estande dos produtos Veneza, Circuito de Bovinocultura e mostra de animais da Fazenda Experimental Veneza (Faeve).

Além disso, o evento abriu espaço para os alunos da Escola Cooperação, de Santa Maria de Jetibá, divulgarem a cooperativa mirim “Cooperjetibá”. Os estudantes estão aprendendo a empreender a partir da produção de biscoitos confeitados.

Outro destaque foi o projeto de automação em irrigação e fertirrigação, com mostra na área externa do evento. Os produtores associados conheceram a tecnologia que economiza energia e garante os plantios adubados por meio de aplicativo.

Os produtores rurais Jailson Daniel e Dejair Gomes, de Afonso Cláudio, aproveitaram as oportunidades de negócios durante a Feira da Coopeavi. “A cooperativa representa tudo para mim. Ficou mais fácil comprar insumos e equipamentos depois que passei a fazer parte dela. Antigamente, era tudo mais difícil”.

A próxima Feira da Coopeavi será a “Somos Agro, Somos Coop”, nos dias 16 e 17 deste mês, na cidade mineira de Caratinga. O evento é aberto à participação dos cooperados da região, mas os moradores em geral são bem-vindos para conhecer as oportunidades de negócios que só os associados têm acesso.