Itarana vence as três categorias do concurso "Single Origin" | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Itarana vence as três categorias do concurso "Single Origin"

Cafeicultores do município conquistaram os primeiros lugares do prêmio promovido pela Coopeavi

Itarana, na região central do Espírito Santo, entra para o rol dos melhores cafés especiais do Estado. O município é a origem dos produtores vencedores das três categorias do Concurso de Qualidade de Café “Single Origin”, promovido pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). O anúncio dos campeões foi feito na tarde deste sábado (19), no encerramento da 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA), no Parque de Exposições de Santa Teresa.

Com notas superiores a 85 pontos, os primeiros colocados são: Sidney Grunewald (Categoria Arábica), sua esposa, Alessandra Sassemburg (Feminino) e Giovanio Cesar Sering (Categoria Conilon). Cada produtor teve a saca de café arábica comprada pela cooperativa a R$ 1.800,00 e café conilon por R$1.000,00. Além disso, terão suas histórias contadas no rótulo da série especial de cafés torrados e moídos “Pronova”, lançada durante a STA.

Sering já venceu outro prêmio da cooperativa e se diz muito feliz com o resultado. “É uma alegria grande. A primeira vez é fácil de ganhar, agora manter a qualidade do seu café com um trabalho bem feito não é tão fácil. Para adquirir qualidade, você tem que abraçar a roça, tratá-la como sua família durante o dia.”
 
A campeã da primeira edição do concurso feminino, Alessandra Sassemburg, comprovou a importância da mulher na produção de cafés de qualidade. “É um trabalho árduo que a gente vem fazendo no dia a dia juntamente com a família, com muito carinho, amor e cuidado, porque, afinal, estamos produzindo um alimento”, declarou.

Logo após o anúncio, a família foi surpreendida com a vitória do marido da cafeicultora, Sidney Grunewald, na categoria Arábica. “O segredo é dedicação e amor. A vitória é uma motivação para outros produtores, que veem valor agregado e potencial na nossa região”.

Oportunidade
O objetivo do concurso é incentivar o produtor a focar em qualidade. “É um mercado que está despontando cada vez mais e a cooperativa, por sua vez, incentiva esse tipo de produção para agregação de valor na cafeicultura”, destaca o gerente do Negócio Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso.

A analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) Karla Fernanda Cardoso destaca a seriedade do trabalho da Coopeavi na criação da marca. “A Pronova é a oportunidade de o pequeno produtor aparecer. Esse é o foco dos cafés especiais, que têm histórias por trás, e a cooperativa está trazendo a imagem do produtor para o consumidor final. Com a marca forte, podemos viabilizar o acesso dos pequenos produtores a grandes redes varejistas”

Confira a classificação geral do Concurso Single Origin!

PREMIAÇÃO ARÁBICA MASCULINO
1º- Sidney Grunewald (Itarana/Barra Encoberta)
2º- Jose Delpupo (Afonso Cláudio/ Vila Pontões)  
3º- Silvanius Kutz (Itarana/Barra Encoberta)

PREMIAÇÃO ARÁBICA FEMININO
1ª- Alessandra Sassemburg Grunewaldt (Itarana/Barra Encoberta)
2ª- Geisilane Timm (Itarana/Alto Jatibocas)
3ª- Viviane Kinaak Antunes Delpupo (Afonso Cláudio/Pontões)

PREMIAÇÃO CONILON
1º- Giovanio Cesar Sering (Itarana/Alto Santa Joana)
2º- Jose Braz Ortelan (Santa Teresa/Alto Caldeirão)
3º- Mariceia Aparecida Bleidorn Pancini (Cachoeiro De Itapemirim/São Vicente)