6ª STA termina neste sábado em Santa Teresa | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

6ª STA termina neste sábado em Santa Teresa

Cerca de 4.000 pessoas já passaram pelo maior evento de capacitação e negócios do cooperativismo capixaba


A 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio termina neste sábado (19), no Parque de Exposições de Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo. O evento começou na última quarta-feira (16) com exposições, palestras, balcão de negócios e diversão para as famílias dos associados da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) do Estado e de Minas Gerais.


Segundo os organizadores, cerca de 4.000 pessoas já passaram pelo maior evento de capacitação e negócios do cooperativismo capixaba. O auditório e os estandes lotados são um termômetro do sucesso de mais uma edição da STA. Nesta sexta (18), a exposição de gados e o desfile de tratores foram outros atrativos para os participantes.


“A participação foi além da nossa expectativa. Para nós, a presença maciça do público é uma surpresa diante da atual conjuntura econômica do país. O produtor está acreditando no trabalho da cooperativa, veio realizar negócios, e isso é importante para o crescimento da Coopeavi”, diz o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz.


O cafeicultor Nilson Saick, de Afonso Cláudio, aproveitou a oportunidade para adquirir insumos agrícolas. “Comprei adubo e produtos para aplicar no café nesta época. O evento está bem animado e encontrei muitos conhecidos.”


Os expositores também comemoram a participação na Semana Tecnológica do Agronegócio. A engenheira agrônoma e representante técnica de vendas da Syngenta, Daniele Vasconcelos, aposta todos os anos no evento. “Além de ser uma excelente oportunidade para fazer negócios, a feira reúne o público que queremos atingir. Conseguimos encontrar todos no mesmo lugar. Sem contar que a STA traz muita informação para esses produtores. Para nós, é excepcional participar do evento”, destaca.


Outro expositor, o coordenador comercial da Yara, Tiago Costa Machado, ressalta a facilidade para encontrar os clientes. “Para nós é importante para trazer as tecnologias da empresa, oferecer melhores condições e reunir um grande número de produtores num momento específico, diferente de fazer visitas de fazenda em fazenda”, diz.


Mulheres em foco

Com o tema “O Desafio das Mulheres para Construir um Novo Cooperativismo”, o palestrante motivacional Roberto Belotti é um dos convidados aguardados neste sábado (19). Às 10h, ele vai abordar a importância de se buscar a automotivação num mundo de mudanças constantes e de resgatar o papel da mulher como figura imprescindível para o desenvolvimento do país, não apenas por seu trabalho diário, como também pelo desenvolvimento de lideranças femininas cooperativas.


A palestra trará como principais enfoques: Autoestima e Motivação, As Competências Humanas, Trilogia da Vida: Passado, Presente e Futuro, O Desafio das Mulheres no Contexto Social, Participação Feminina no Mercado de Trabalho, O Papel das Mulheres Como Provedoras das Famílias, Mulher e Empreendedorismo e Mulher, Liderança, União e Cooperativismo.


A bióloga da Coopeavi, Marcela Takiguti, responsável pela implantação e coordenação dos núcleos femininos da cooperativa, destaca a importância das mulheres no contexto do cooperativismo. “Elas mantêm o bem estar das famílias. Se a mulher está feliz na propriedade rural, ela faz de tudo para manter o filho, não desanima o marido e tem mais vontade de estar à frente da propriedade e da atividade”, avalia Marcela.


Às 13 horas, acontece a última palestra do dia com o tema “Saiba como o Manejo Pré e Pós-parto Está Ligado à Eficiência Reprodutiva das Vacas”, com o especialista Bruno de Carvalho, da Embrapa- Centro Nacional de Gado de Leite. Em seguida, haverá sorteio de prêmios e anúncio dos vencedores das três categorias do Prêmio de Qualidade de Café “Single Origin”. O encerramento da Semana Tecnológica está previsto para as 18h.


Durante todo o dia, ainda funcionará uma praça de alimentação e atividades recreativas. Os destaques são a cafeteria e omeleteria, restaurantes, espaços gourmet e kids, além de apresentações culturais regionais.


Confira programação deste sábado (19 de agosto)!


8h- Abertura da feira

10h- Os desafios das mulheres para construir um novo cooperativismo

13h- Saiba como o manejo pré e pós-parto está ligado à eficiência reprodutiva das vacas

15h- Sorteio de 3 microtratores 18 HP com rotativa de solo

18h- Encerramento do evento