Estudantes participam de workshop sobre agronegócio | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Estudantes participam de workshop sobre agronegócio

Com dados surpreendentes sobre a produção e demanda por alimentos em todo o mundo, o gerente executivo de marketing da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), Daniel Piazzini, comandou ontem o workshop “Cooperativismo: o Agro que Dá Negócios” para um grupo de aproximadamente 100 estudantes. A apresentação abriu a programação do auditório da 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA), que vai até sábado (19), no Parque de Exposições de Santa Teresa.

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa), de Santa Teresa; e da Faculdade da Região Serrana (Farese) e da Escola Estadual Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá; tiveram uma verdadeira aula sobre agronegócio. As atividades agrícolas fazem parte da realidade da região onde vivem e onde muitos pretendem atuar após se formarem.

É o que afirma a estudante Daiane Kuster, 24, aluna do 4º período de administração da Farese. “O agro está presente em tudo. É nossa realidade e o nosso futuro”, disse.

As colegas de turma Karoliny Costa e Ana Flávia Mendonça, ambas de 21 anos e moradoras de Itaguaçu, também veem o agronegócio como oportunidade profissional. “Minha cidade é movimentada pela agricultura, há muitos campos de atuação”, declarou Karoliny.

Dentro e fora da porteira
E foi sobre as oportunidades que Piazzini encerrou o workshop na primeira noite da STA. Depois de exibir o vídeo “Reflexões sobre a Evolução da Agricultura no Brasil”, o palestrante mostrou a importância de empreender no meio rural com ações que começam dentro da propriedade, mas também podem extrapolar a porteira.

Segundo ele, novas profissões e tecnologias estão surgindo para facilitar a vida dos agricultores, aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos. “A digitalização do mundo beneficia o pequeno negócio. O agro vem carregando o Brasil nos últimos anos e o cooperativismo é uma solução interessante para o setor”, destacou Piazzini.