Dia de Campo leva conhecimento sobre silagem em MG | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Dia de Campo leva conhecimento sobre silagem em MG

A Coopeavi, em parceria com a Biomatrix e Fertipar, realizou no dia 03 de março o 1º Dia de Campo sobre produção de silagem de milho e sorgo em Cuieté, em Conselheiro Pena (MG). O evento realizado na propriedade do cooperado José Mauro Dias Vasconcelos reuniu 25 produtores da região.

Por consequência das condições climáticas, a disponibilidade de alimento de forrageira é irregular durante o ano, em alguns períodos há excesso de produção e outros de escassez. Por esse motivo, produzir silagem tornou-se uma necessidade para a pecuária do Leste de Minas Gerais, uma forma de suprir a necessidade do consumo de fibra e energia para os animais no período de escassez.

Silagem é o alimento resultado da fermentação anaeróbica (sem presença de ar), uma técnica que preserva a forrageira após o seu corte, picagem, compactação e vedação em silos. Para obter uma silagem de boa qualidade é importante que o produtor siga alguns passos antes, durante e depois do processo de confecção da mesma: realizar análise de solo, adubação, escolher híbridos adaptados a sua região e a época de cultivo a ser realizada, se atentar ao ponto de colheita, tamanho das partículas e a compactação da silagem.

O planejamento é fundamental na vida do produtor rural para elaborar estratégias nutricionais e manter, mesmo durante a seca, o máximo possível do nível nutricional do gado, evitando perdas econômicas. Além de manter a condição corporal e reprodutiva das vacas em lactação, principal categoria do rebanho. O uso da silagem é uma excelente ferramenta estratégica para ter alimento para o gado no período da estiagem (Por Patrícia da Mata, Conselheiro Pena-MG).