Venda Nova receberá concurso internacional de cafés em 2017 | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Venda Nova receberá concurso internacional de cafés em 2017

O Cup of Excellence reconhece a qualidade de cafés de diversos países e premia os melhores do mundo.
 
O Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), receberá, em 2017, um dos mais importantes eventos na área de cafés especiais: o Cup of Excellence. O concurso é realizado anualmente em vários países e premia os melhores cafés de cada local. A edição brasileira do evento está prevista para acontecer no campus entre 22 e 28 de outubro deste ano, com a participação de 30 a 40 importadores de cafés especiais e também juízes de várias partes do mundo, como Ásia, América do Norte, e Europa.
 
Esta será a segunda vez que o Cup of Excellence acontecerá no Espírito Santo – a primeira foi em 2004. O concurso é realizado desde o ano 2000. O professor Lucas Louzada Pereira, coordenador de Pesquisa do campus e um dos articuladores para a realização do evento no local, explica que o concurso é promovido pela Aliance for Coffee Excellence e, no Brasil, a organização é feita pela Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA).
 
Ele conta que são realizadas, ao longo de toda a semana de evento, as provas de “cupping”, em que os juízes fazem as avaliações sensoriais dos cafés. São juízes altamente treinados e chamados de Q-Graders. Na fase de cupping, não é permitida a participação do público externo, em função de as avaliações e protocolos exigirem concentração, silêncio e destreza.
 
No último dia, o concurso é aberto ao público e aos produtores para a degustação dos 10 melhores cafés do grupo de “naturais” e “pulped” (lavados). É feito um ranking dos melhores cafés especiais de cada país participante e, posteriormente, há um leilão.
 
“Para o Ifes, o concurso proporcionará a entrada no circuito internacional dos cafés especiais, tendo em vista que todas as instalações laboratoriais foram atestadas para receber o evento, ou seja, externaremos ao mundo nossa capacidade de organizar grandes eventos que tenham processos exitosos de ensino, pesquisa e extensão”, comentou. Ele lembra que o Cup of Excellence também permitirá a aproximação e intercâmbio entre as instituições.
 
São também parceiros do evento o Governo Federal, Secretaria de Estado da Agricultura, Incaper, Embrapa Café, Sebrae-ES, Fazenda Camocim, Sicoob e Coopeavi.

Fonte: Safra ES