5ª Feira Café com Leite começa quinta-feira (13) | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

5ª Feira Café com Leite começa quinta-feira (13)

Em 2015, momento em que grandes eventos foram cancelados ou reduzidos no estado, já sob forte influência da crise econômica nacional, o Sindicato Rural de Santa Teresa deu prova de que era possível realizar uma programação com recursos limitados, mas com qualidade. A 4ª Feira Café com Leite teve grande êxito e reuniu no ano passado milhares de produtores rurais, além de empresas e instituições no Parque de Exposições e Eventos “Frei Estevão Corteletti”.

Este ano a proposta é ainda mais ousada e o presidente do Sindicato Rural de Santa Teresa (que tem como extensão de base o município de São Roque do Canaã) Marcos Corteletti está animadíssimo para realizar um grande evento que reúna toda a cadeia produtiva do leite do Espírito Santo. Para ele, após o período de seca, o segmento terá muitas mudanças. “Depois que as águas e as chuvas voltarem, o Espirito Santo não será o mesmo de dois ou três anos atrás, muitos saíram da atividade leiteira e muito terá que ser feito. Terá que ser o momento da união”, defende.

A 5ª Feira Café com Leite contará com uma extensa programação, mas o ponto alto será, de fato, a reunião da liderança da cadeia do leite. “Reuniremos presidentes de cooperativas, donos de laticínios particulares, pequenas queijarias, grandes e pequenos produtores para que possamos nos conhecer e discutir sobre o que estamos vivenciando e o que precisaremos fazer para sair desta situação. São raros os momentos em que conseguimos nos encontrar. Esse será de confraternização e homenagens, mas também de muito trabalho, com uma programação de altíssimo nível”,  declara o presidente.

Corteletti considera fundamental ouvir as pessoas para identificar as perspectivas para o mercado futuro de laticínios. “Já que teremos praticamente que começar tudo de novo, será necessário dialogar sobre como poderemos produzir de acordo com as especificações, recomendações e sugestões, com a finalidade de obter produtos de maior valor agregado”, comenta.
 
Programação ampliada com concursos, minicursos e exposição de animais
 
Através do levantamento anual da Associação do Leite Capixaba (ACPGLES) serão premiados os melhores produtores de leite de 2015 em várias categorias,  além do julgamento de animais da raça Holandesa.

Outra novidade será a realização do Concurso Estadual de Queijo, que passará a fazer parte do evento. “Ao invés de realizarmos o tradicional concurso de queijo regional (do tipo minas padrão, meia cura) inserimos na programação o 5º Concurso Estadual de Queijo, que será coordenado pelo Dr. Pedro Cani e realizado pela Associação do Leite Capixaba e pelo Sindilaticínios”, explica Corteletti.

Parece que as novidades não param mesmo por aí.  Na  5ª Feira Café com Leite a cadeia do café será coordenada pela Coopeavi. E  o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ministrará os minicursos de culinária de café e queijo.
Corteletti informa que acontecerá a III Exposição Especializada da Raça Holandesa no Espírito Santo e o julgamento de animais jovens da raça Holandesa e também uma programação técnica diversificada. “Fechamos um ciclo de palestras para sexta-feira e sábado com vários especialistas, entre eles Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador da MilkPoint; Daniel Zanolini Figueiredo, diretor da Tetrapack; Alexandre G. Toloi, da Unesp Botucatu; Octaciano Neto, Secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca;  Marcos Neves Pereira,  PhD em Dairy Science (Nutrição) pela University of Wisconsin-Madison. Resumindo, um luxo de programação!

A 5ª Feira Café com Leite conta com a realização da Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo – ACPGLES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Teresa, Câmara Municipal de Santa Teresa, Sindicato Rural de Santa Teresa, COOPEAVI e SINDILATES.

Clique aqui e confira a programação completa

Fonte: Safra-ES