Palestra sobre a prevenção ao suicídio na próxima quinta | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Palestra sobre a prevenção ao suicídio na próxima quinta

No Brasil há vários movimentos de conscientização característicos de cada mês. As campanhas mais conhecidas são para falar sobre o câncer de mama e o câncer de próstata, nos meses de outubro e novembro, respectivamente, com a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Neste mês de setembro, a Coopeavi está participando do movimento que traz luz a um tema muito importante: o suicídio.
Juntamente com as demais cooperativas (Sicoob e Coope Transerrana), Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Hospital Concórdia e Salutares, a Coopeavi promove o Setembro Amarelo, que é um movimento mundial e está no Brasil desde 2014.
Um estudo realizado em 2001, apontou que o índice de mortalidade por suicídio em Santa Maria de Jetibá estava 138,88% acima da média nacional, ou seja, o coeficiente médio da cidade de 12,9 a cada 100 mil habitantes, enquanto a média brasileira registrava 5,4 a 100 mil habitantes.
No Dia Mundial de Prevenção, dia 10 (sábado), foi realizado em Santa Maria de Jetibá uma “blitz educativa” e um mutirão de voluntários passaram por todos os comércios do Centro da cidade para orientar sobre o suicídio. As atividades continuarão até o final do mês de setembro. Na próxima quinta-feira (15) acontecerá uma palestra sobre a “prevenção ao suicídio”, na Câmara Municipal, com o psiquiatra Dr. Frankson Fonte Boa.