Venda Nova do Imigrante sediará evento internacional de café | Coopeavi

Acesso rápido:

Índice

Venda Nova do Imigrante sediará evento internacional de café

A partir dessa segunda-feira (16) acontecerá a 2ª fase brasileira do Concurso Internacional de cafés "Cup of Excellence 2017", no campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A competição, que vai até o dia 22 de outubro, é considerada a principal do mundo no segmento e tem o objetivo de identificar e premiar os melhores cafés produzidos no país. 
Durante o evento, produtores nacionais submetem suas amostras de café arábica (natural ou cereja descascados) a um júri com reconhecimento internacional, em rigorosas rodadas de análise sensorial de cafés de alta qualidade. 
A competição é realizada em três fases: Degustação sem identificação de lotes de cafés por um júri nacional para selecionar as melhores 40 amostras de cada; Premiação por um júri internacional dos melhores lotes com o prêmio "Cup of Excellence", após uma degustação de três dias, e Leilão dos cafés classificados. Este ano, a primeira fase contou com 437 lotes inscritos, dos quais foram pré-selecionados 133 cafés.
Para o professor da Ifes, Aldemar Polonini, a expectativa do evento é trabalhar a cafeicultura capixaba em nível internacional, uma vez que esses concursos motivam os produtores a melhorarem os padrões de produção: "eles têm a possibilidade de vislumbrar o mercado internacional e também de serem vistos", disse.

Fonte: Café Point