Coopeavi | Avicultura, Café e Ração Animal

Acesso rápido:

Consultoria Técnica

Selecione uma área:

A importância irrigação e a atuação da Coopeavi

Autor: Cleir Lecco Bertazo

O uso da irrigação na produção agrícola tem sofrido sérias críticas, sobretudo por aqueles que a consideram uma das responsáveis, em larga medida, pelo problema de escassez de água e de energia no país. Todavia, do ponto de vista agronômico a irrigação é uma técnica que garante a produção agrícola e é considerada oficialmente como elemento fomentador do desenvolvimento socioeconômico. A Lei 8.171/91, que dispõe sobre a Política Agrícola, corretamente define a irrigação como fator de bem-estar social de comunidades rurais, capaz de contribuir para o progresso da economia, com geração de empregos e responsável pela circulação de riquezas.

A irrigação tem como objetivo a complementação d’água para atender as necessidades fisiológicas da planta, visando maior produtividade através da aplicação de um volume correto e não simplesmente um “molhamento” do solo. A elaboração de bons projetos aliado a um bom manejo de aplicação de água são ferramentas fundamentais para a obtenção do uso correto e racional dessa tecnologia. Atualmente com as oscilações de precipitação pluviométrica ocorrida ao longo do ano, reforça ainda mais a necessidade do uso da irrigação na propriedade antes da implantação dos cultivos.
 
Mesmo sendo uma tecnologia implantada no meado da década de 80 (no Espírito Santo), ainda são muita as dificuldades de profissionalização dessa tecnologia, principalmente na adoção de técnicas de manejo do sistema, isto está diretamente relacionado a alguns aspectos técnico-financeiros, entre eles podemos destacar: falta de profissionais (técnicos) especializados; falta de pesquisa no segmento; falta de conhecimento do produtor em relação ao uso de aparelhos que possam auxiliar o monitoramento do sistema; número demasiado de empresas e pessoas no mercado atuando de forma ilícita com pensamento voltado apenas para as “vendas”; deficiência na assistência técnica governamental e não governamental.

A Coopeavi vislumbra um momento propício para investimentos no segmento de irrigação e tem colocado a disposição dos seus cooperados os principais equipamentos disponíveis no mercado, além disso, a cooperativa entende que um bom manejo de irrigação significa acréscimo de garantia de produção agrícola proporcionando aumento de produtividade e de qualidade para várias culturas, mas pra isso é preciso estabelecer alguns procedimentos que serão de extrema importância tanto para os técnicos como para os produtores tais como: planejamento, monitoramento e avaliação das técnicas adotadas e sua efetividade no acompanhamento da água no sistema solo, planta e atmosfera.

Com isso, iniciou-se um trabalho sistemático de treinamentos para todo seu corpo técnico, estabelecendo metas para médio e longo prazo pensando na viabilidade permanente do setor de irrigação com objetivo de estimular o produtor rural a fazer uso procedente e racional dessa tecnologia agrícola dada a sua importância no cenário socioeconômico e no agronegócio brasileiro. A Coopeavi dentro deste contexto pretende promover sistematicamente o fortalecimento do segmento com a finalidade de entregar aos seus cooperados maior eficiência na prestação de serviço e disponibilidade de peças e equipamentos.

Confirme seu CPF para validar seu voto: