Coopeavi | Avicultura, Café e Ração Animal

Acesso rápido:

Área do Cooperado

Perguntas Frequentes

O que eu ganho em ser cooperado e comercializar com a Coopeavi?

Muito. A Coopeavi junta pequenos e médios produtores e faz com que se tornem um grande. Ganha poder de barganha junto a fornecedores, melhorando os preços de insumos, equipamentos, consegue crédito, oferece serviços como a Consultoria Técnica Agronômica e Veterinária , faz investimentos em novas lojas, fábrica de rações, entreposto de ovos, frota de veículos, armazém de café, etc.

Você integraliza o seu capital com base no resultado anual da Cooperativa. Se todos comercializarem com a Coopeavi e obtivermos um bom resultado, o retorno de todos é maior.

Como eu sei o capital que tenho integralizado?

Basta procurar o setor financeiro na cooperativa e pedir seu extrato. Consulte também o seu saldo na seção Área do Cooperado no site da Coopeavi.

Se preciso, posso sacar o capital que tenho integralizado?

Segundo nosso estatuto existem três formas de retirar ou alterar seu capital da cooperativa:

  • 1- Solicitar a demissão desde que justificada e aprovada pela Diretoria (Cap III, art.12 §1º) - reembolso integral em até  72 parcelas
  • 2- Ao completar 65 anos e ter no mínimo 10 anos de cooperado  (Cap III, art.12 §2º)  -  50% do valor do capital em até 48 parcelas
  • 3- Transferir o capital para outro titular ou em caso de falecimento os herdeiros tem direito ao capital integral.

É possível se tornar sócio da cooperativa com um capital maior?

Não. Todos os cooperados se associam de forma igualitária, com o mesmo valor. São todos tratados da mesma forma. A única maneira de aumentar seu capital é através da movimentação comercial com a cooperativa.

Sempre pago minhas contas em dia e se atraso só uma vez já me ligam cobrando. Por que?

Nós investimos muito em tecnologia para controlarmos nossos custos e receitas de forma online (imediata) e para evitar que a cooperativa sofra desvios ou tenha perdas. Estamos zelando pelo seu patrimônio. O certo é todos pagarem em dia. Imagine se todos os cooperados resolverem atrasar os pagamentos. Como sua cooperativa vai honrar os compromissos? Se o cooperado perceber que terá problemas em cumprir o compromisso assumido na data, antecipe, ligue para sua loja e peça ajuda. Assim, não sofrerá este tipo de constrangimento, estará sendo justo com seus sócios e a cooperativa pode reposicionar seu fluxo de caixa.

Se a cooperativa falir eu tenho que assumir o prejuizo?

Não. O cooperado só é penalizado até o limite de seu capital aplicado na cooperativa. Em hipótese alguma seus bens serão tocados. Os únicos cooperados que correm algum risco são os membros da Diretoria, pois estes são fiadores dos negócios da cooperativa. (Cap III, art.8).

É verdade que a cooperativa está visando muito o lucro e deixando de lado o produtor?

Toda e qualquer empresa que tem como objetivo tornar-se sustentável, tem que obter lucro. Mas, no caso da cooperativa é diferente. Seu lucro deve ser obtido sem explorar o cooperado. Contudo, você associado, deve levar em consideração alguns fatores na hora de analisar uma cotação: a sua cooperativa está instalada na sua região e tem um compromisso social com a comunidade. Todos os funcionários têm carteira assinada e todas as transações são realizadas com emissão de nota fiscal. Quem recolhe as embalagens vazias de agrotóxicos e defensivos? Quem vai a campo prestar consultoria para sua lavoura ou criação? É importante fazer as contas também do quanto a compra poderá integralizar em seu capital. Outro ponto que deve ser levado em conta é que o lucro do concorrente vai para o dono da empresa trocar de carro, casa... enquanto o lucro da Coopeavi retorna em forma de investimentos para beneficiar você, como o armazém de café, entreposto de ovos, novos veículos, etc. Sem contar que, se você compra no concorrente a sua cooperativa perde força e fica cada vez mais difícil conseguir melhores condições para negociar com fornecedores.